RPA: o que é e como emitir recibo de pagamento autônomo  

RPA: o que é e como emitir recibo de pagamento autônomo  

O RPA é um documento que tem o objetivo parecido com o de uma nota fiscal: deve ser emitido pela empresa para pagar pelo trabalho de um profissional sem vínculos empregatícios, pessoa física e não empresa.

Para fazer a emissão do Recibo de Pagamento Autônomo, quem está contratando o serviço deve solicitar as seguintes informações:

  •         PIS,
  •         CPF,
  •         RG,
  •         Localidade e data,
  •         Endereço do autônomo.

A Contabilidade Balduino é responsável por calcular:

  • Valor do serviço prestado, tributação do IRRF e INSS

Um alerta:  é bom estar atento para que, com o tempo, não seja criado um vínculo empregatício.

Se possíveis notificações chegarem até o Ministério do Trabalho ou na Receita Federal, o contratante do serviço poderá ser autuado e/ou multado. Importante estar atento a emissão e tributação correta de cada RPA.

Todos os trabalhadores autônomos que prestarem serviços para uma empresa devem receber mediante Recibo de Pagamento Autônomo.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.